Feliz 2011!

Para todos os meninos e meninas um feliz Ano Novo!

Que cresçam com saúde, que aprendam muitas coisas, que tenham muitos amigos, que brinquem muito, que vão passear a sítios bonitos, que se portem bem... tudo, tudo de bom.

Para os meus queridos, muito, muito, muito queridos Menino Pom-Pom, Menina Plim-Plim e para o menininho que vem a caminho, com todo o amor do mundo, com milhões de beijinhos, com abracinhos apertados e bons, desejo que o Ano Novo seja muito, muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito feliz, com tudo o que disse acima, que nos encham o coração, que nos alegrem. Para os queridos pais e mães dos meus amorzinhos queridos desejo também que 2011 lhes traga tudo, tudo de bom , que sejam muito, muito felizes. E que saibamos ser os guardiões do bom crescimento (crescimento em todos os sentidos) das nossas queridas crianças.

Muitas felicidades a todos. Aos meus e a todos os outros.


O Palhaço Gordinho foi ao Circo

E vê lá as habilidades e cabriolices que o Palhaço Gordinho é capaz de fazer!

Mas, não te esqueças, em casa não tentes fazer nada disto porque é muito difícil e, como não estarás preso, podes cair e magoart-te.

O Batatolas no Coliseu

Olha aqui o nosso amgo Batatolas no Circo no Coliseu...

O menino Pom-Pom foi ao Circo

Quando o menino chegou ao Circo, estava muita gente, havia muitas luzes, música, muito alegria. O Circo é a melhor festa para meninos nesta altura do ano.

A pista lá no centro é onde os artistas actuam - e por isso está sempre muito bem iluminada - e as pessoas estão sentadas à volta a assistir e a bater palmas

Este circo tem artistas muito bons. Esta menina tão bonita, vestida de boneca, o que estava a fazer?
Estava a fazer bolinhas de sabão, algumas enormes...


E, então, estes dois amigos malucos que andavam a fazer cabriolices num balão...? Quase caíam do balão, davam cambalhotas, andavam de balouço, faziam adeus... E toda a gente batia palmas e, quando os mal-comportados estavam quase a cair, os meninos gritavam de susto...!
Mas o balão estava bem preso e eles também estavam bem presos, tinham cabos a segurá-los.

E apareceu um senhor, todo tonto, que andava quase a cair e que subiu para cima de um candeeiro. E lá foi tirando a roupa, e o candeeiro quase a cair e os meninos todos a gritar, 'Ai, Ai, que ele vai cair...'.
Aqui, está ele, de camisa de dormir, as calças caidas, e de barrete na cabeça, a segurar o chapéu.


Uma artista de quem os meninos também gostaram muito foi esta menina que tinha uns arcos, muitos arcos e segurava em muitos arcos ao mesmo tempo e andava com os arcos à volta. Um amigo dela ia atirando arcos e ela conseguia sempre segurar em mais um.
Aqui, a menina estava a fazer uma coisa muito difícil: estava a fazer equilíbrio em cima de uma bola colorida e brincava com muitos arcos, um à volta das pernas e dois à volta da barriga. E não caía...

A seguir apareceram umas meninas que faziam uma ginástica mesmo difícil, nem se sabe como não caíam. Tinham muita força e muito equilíbrio.
Mesmo difícil o que elas estavam a fazer.

E as luzes iam mudando de cor, umas vezes estava uma luz azul, outras vezes encarnada, outras vezes luzinhas às cores, às voltas. Muito giro.

Mas olha: estas coisas difíceis que se vêem no circo não se podem fazer em casa poque os meninos que façam isto em casa, como não estão presos com cabos, podem cair e magoar-se. Está bem?

Mas e os cãezinhos? Este circo não tem cãezinhos?

Tem, tem... Apareceu uma senhora com muitos cãezinhos, um até era cor de rosa. 
Enquanto uns ficavam sossegadinhos numas cadeirinhas, havia um que saltava pelo meio dos arcos, um cão saltitão.

Mas os cãezinhos são muito habilidosos...
Este aqui está a fazer o quê?.... Parece mentira mas é verdade! O cãozinho andava de bicicleta!

Mas circo que é circo tem que ter....O quê? Sabes?

Claro: os palhaços, os nossos grandes amigos palhaços que nos fazem rir com as suas... palhaçadas...!
Olha o Batatola a tentar tocar música... Mas como é muito trapalhão ém vez de música só fazia barulos esquisistos, trapalhices...!

E depois apareceu outro amigo trapalhão e um outro todo muito fino, muito bem vestido.
É o Palhaço- Rico! Canta muito bem e foi uma grande festa.

E, para o ano, há mais Circo. Lá estaremos nesta grande festa de luz e cor!

A toca dos coelhos é a casinha deles

Olha quem está ali, na toca...! Sabes o que é...? Vê lá bem... Tem umas orelhas grandes, tem um pelo macio.

Um coelho na toca

O maroto levou uma cenoura para a toca e está ali na sua casinha, quentinho a preparar-se para papar a sua paparoca preferida...uma cenoura!


Às vezes não sabemos onde estão as tocas dos coelhinhos mas, se andarmos a ver com muita atençao, conseguimos descobrir. São buracos que há nas rochas ou na terra ou ao pé das árvores. Eles escondem-se lá dentro para não apanharem chuva, para não terem frio. Os coelhos também têm casa para morarem: são as tocas.

Já viste? É naquele buraco que os coelhinhos entram e vão lá para o fundo, ficam enroscadinhos para não terem frio.


Jingle Bells, uma Canção de Natal com bonequinhos para meninos

O que é isto?


Quem é que adivinha?

Festas de Natal nas ruas de Almada com ursos, renas, bonecos, Pai-Natal, Mãe-Natal, bolas gigantes

Como estamos quase no Natal, que é uma época de festa para todos mas, especialmente, para os meninos, podemos ver na rua muitos sítios onde há festinhas muito engraçadas.

Em Almada acontecem momentos muito agradáveis como estes que aqui retrato.

Aqui, num local em que se tenta sensibilizar para a defesa do ambiente e para a necessidade de reciclar, está uma bola gigante, muito levezinha, que os meninos empurram.

E a bola rola, rola.

E pensavam que só há Pai-Natal? Não, não.

 Aqui podemos ver que também há Mãe-Natal.

 Esta é muito engraçada, tem umas tranças brancas, uns óculos redondos e anda a ensinar os meninos a protegerem o ambiente e o planeta em que vivemos.

Aqui abaixo, temos um outro local onde também há festa.

 Dois grandes ursos brancos de chapelinho encarnado.


Aqui vemos um dos grandes ursos, que tem um chapéu encarnado com um pom-pom (de que cor é o pom-pom?) e com um grande cachecol (de que cor é?....), a falar com uma menina.


E no meio destas figuras todas aqui temos um menino e uma menina muito giros que parecem bonecos.

Andavam a cantar, a dançar e a tirar fotografias com os meninos que estavam na rua.


E esta rena gigante?! De que cor é? E tem um laço de que cor?

Já viste que grande que é? Andava a passear ao pé das pessoas e as pessoas, ao pé dela, até pareciam pequenas.

E olha lá: sabes que carro é aquele que está ali? É um carro dos bombeiros. Pede à mãe ou ao pai para te explicarem para que servem os carros dos bombeiros.


E, claro, não podia falar o amigo Pai-Natal.

Aqui está ele, no meio de grandes tambores, e sob uma chuva de neve.

Já viste o cabelo e as barbas, tão grandes?

Estava com as mãos assim e dizia: "Algum menino quer vir aqui para o pé de mim?"

O Pai Natal já anda por aí...

Olha, sabes uma coisa? Hoje fui passear e sabes o que vi...?

Vê lá se sabes o que é....

Não sabes...?

Olha outro, noutro prédio:

Leva às costas um saco cheio de coisas

E olha ainda mais um:

Este veio de para-quedas que é uma coisa que parece uma sombrinha grande

Pois é: é o Pai-Natal que já anda por aí, a espreitar para dentro das casas, a ver que presentes é que os meninos querem, quem é que se porta bem. E depois, quando for o dia de Natal, ele entra pela chaminé (nas casas que têm chaminé, claro) ou entra pelas janelas e vem trazer presentes.

E, olha o que eu também vi:
Sabes o que é?

É um cão cabeludo....Tem tanto cabelo que nem se consegue ver os olhos...Só se vê o nariz (de que cor é o nariz...?) e o sítio da boca, onde os pelos são castanhos.

E está com um casaquinho encarnado, quase parece um cão-pai-natal. E o casaquinho dele tem bolsos, já viste? De que cor são os bolsos?

E repara noutra coisa...olha lá para o chão. Sabes o que são aquelas marcas? São as marcas das patinhas dele. Como ele tinha andado à chuva tinha as patas molhadas e deixou aquelas marcas às bolinhas no chão (porque as patinhas dos cães têm umas almofadinhas redondas que os protegem... porque não usam sapatos, não é...?).

A Tá encontrou muitos animais. Vê lá se sabes o nome deles...

A Tá andou a passear e tirou fotografias para mostrar animais ao Menino Pom-Pom, à Menina Plim-Plim e a todos os meninos que gostam de aprender coisas.

Ora vamos lá ver.
Alforreca

Não é peixe mas anda dentro de água. É branca, muito mole. Às vezes anda na água ao pé da praia e, quando roça nas nossas pernas, faz muita comichão. Mesmo quando está na areia não se pode mexer nela.

E olha o que eu vi ao pé de um barco que tinha bóias. De que cor são as bóias...? Certo: Cor-de-laranja.
Gaivota

Aqui está uma gaivota que é uma ave que vive sempre no mar ou perto do mar ou de alguns rios. Como ontem estava muito frio, muito vento, esta gaivota, coitadinha, está toda arrepiada.

E aqui em baixo...? Que animal é este...?
Pois é: é um cão

Este cãozinho estava ali resguardado do frio. Mas estava também a guardar a casa. Quando viu que a Tá estava a olhar para ele e a fotografar, começou a rosnar e veio cá para fora todo zangado a ladrar com força. Como é que os cães fazem?

Pois é: ão-ão!

E agora uma difícil....Vê lá se sabes que animal é este...?
Cabra

Vê lá tu o que a Tá encontrou quando andava a passear... Uma cabrinha branca. É parecida com a ovelha (mé-mé) mas é uma cabrinha. Esta andava a comer ervinha.

E, ali aninhadinho, todo encolhido, em cima de um muro, cheio de sono, o que é...?

A fala dele é assim, miau-miau....é um gato!

Este tem um pelo macio cinzento, castanho, beige e tem uns bigodes brancos muito grandes.

A seguir olha o que eu vi...

Quantos estão aqui? Diz lá. Pois é: são 2. São dois pombos.

Nós, às vezes, dizemos que são piu-pius porque a fala deles é assim. Mas chamam-se pombos. Estes dois pombinhos andavam aqui a ver se encontravam sementinhas que é o que eles gostam mais de comer. As sementinhas caem das flores ou das árvores.

E, agora, uma surpresa. Olha o que a Tá viu...!

Um cão com um casaco. E diz lá de que cor é o casaco dele? ....Pois é: encarnado

Como estava muito frio, a dona vestiu este casaquinho para ele ficar quentinho.

Foi um bom passeio.

De onde vêm as tangerinas...?

Sabes de onde é que vieram as tangerinas que tens comido?

Às vezes a mãe e o pai compram as tangerinas (ou outra fruta) no supermercado mas, antes de irem para o supermercado, elas vêm de árvores.

O avô apanhou tangerinas na......... tangerineira.

Também apanhou laranjas numa.......... laranjeira.

A fruta sabe bem e faz bem, ajuda os meninos a não estarem doentes e ajuda-os a crescer. É bom comer muita fruta.

Uma musiquinha para a Menina Plim-Plim


Com as célebres fotografias da Anne Gueddes

Tantos barcos que nós fomos ver hoje....!

O menino Pom-Pom foi outra vez passear ao pé do rio para ver os barcos. Estava muito frio mas ele levava um casaco muito quentinho e um gorro. A mãe do menino Pom-Pom é muito cuidadosa, nunca o deixa ter frio. Às vezes, para ver mais longe, o avô, que é muito amigo do menino, pega-lhe ao colo e mostra os barcos que estão longe.

Hoje estivemos em Cacilhas, um sítio onde há sempre muita confusão, comboios, autocarros que andam muito depressa, motas, bicicletas, carros, 'ai a nossa vida!'.

Vimos muitos barcos mas aqueles que gostámos mais de ver foram estes:

Chama-se Fragata D.Fernando e Glória mas nós dizemos que é o Navio dos Piratas.

Tem muitos canhões que saem das janelas. Aqui na fotografia não se consegue ver mas, lá, o menino viu e sabe que os canhões serviam para disparar balas (que eram bolas grandes de ferro que eram atiradas com fogo para virem cá para fora para afastar os 'maus' que fugiam com medo de apanhar com uma bola pesada e quente em cima....) .

A seguir vimos este que ia muito rápido, quase voava.

Um marco a motor, muito rápido, quase saía da água, fazia muita espuma, muitas ondas.

Vimos, a seguir, também um barco enorme que veio lá do fundo, passou por baixo da ponte e lá foi ele, mar fora.

É um cargueiro.

Vem carregado de contentores, que são caixas muito grandes, cheias de coisas. Vêm de muito longe para trazer coisas grandes que não cabem nos carros.


A seguir fomos ver um cacilheiro, daqueles grandes que levam carros. Quando ele se preparou para se ir embora, ligou o motor e começou a sair muito fumo da chaminé, um fumo preto.


Aqui ainda estava ao pé do cais mas começou a andar e fez-se ao mar.


Aqui o cacilheiro grande (este chama-se ferry-boat e não leva só pessoas, leva também carros) já vai a andar, para levar as pessoas para o outo lado do rio. 

Hoje a mãe teve uma grande ideia: disse que para a próxima vez, vamos passear de barco, vamos atravessar o rio dum cacilheiro. Vai ser tão bom...

E agora diz lá o que é isto aqui em baixo?

Diz lá tu...

Pois é, é um farol.

Estás a ver? é uma espécie de torre encarnada, muito alta, com janelas de vidro lá em cima e com uma luz azul que anda à volta.

Serve para quê? Lembras-te?

Serve para os barcos, de noite, quando está escuro no mar, verem esta grande luz, que se vê de longe, e assim sabem onde é que está a terra, para não se enganarem no seu caminho no mar.