Tantos barcos que nós fomos ver hoje....!

O menino Pom-Pom foi outra vez passear ao pé do rio para ver os barcos. Estava muito frio mas ele levava um casaco muito quentinho e um gorro. A mãe do menino Pom-Pom é muito cuidadosa, nunca o deixa ter frio. Às vezes, para ver mais longe, o avô, que é muito amigo do menino, pega-lhe ao colo e mostra os barcos que estão longe.

Hoje estivemos em Cacilhas, um sítio onde há sempre muita confusão, comboios, autocarros que andam muito depressa, motas, bicicletas, carros, 'ai a nossa vida!'.

Vimos muitos barcos mas aqueles que gostámos mais de ver foram estes:

Chama-se Fragata D.Fernando e Glória mas nós dizemos que é o Navio dos Piratas.

Tem muitos canhões que saem das janelas. Aqui na fotografia não se consegue ver mas, lá, o menino viu e sabe que os canhões serviam para disparar balas (que eram bolas grandes de ferro que eram atiradas com fogo para virem cá para fora para afastar os 'maus' que fugiam com medo de apanhar com uma bola pesada e quente em cima....) .

A seguir vimos este que ia muito rápido, quase voava.

Um marco a motor, muito rápido, quase saía da água, fazia muita espuma, muitas ondas.

Vimos, a seguir, também um barco enorme que veio lá do fundo, passou por baixo da ponte e lá foi ele, mar fora.

É um cargueiro.

Vem carregado de contentores, que são caixas muito grandes, cheias de coisas. Vêm de muito longe para trazer coisas grandes que não cabem nos carros.


A seguir fomos ver um cacilheiro, daqueles grandes que levam carros. Quando ele se preparou para se ir embora, ligou o motor e começou a sair muito fumo da chaminé, um fumo preto.


Aqui ainda estava ao pé do cais mas começou a andar e fez-se ao mar.


Aqui o cacilheiro grande (este chama-se ferry-boat e não leva só pessoas, leva também carros) já vai a andar, para levar as pessoas para o outo lado do rio. 

Hoje a mãe teve uma grande ideia: disse que para a próxima vez, vamos passear de barco, vamos atravessar o rio dum cacilheiro. Vai ser tão bom...

E agora diz lá o que é isto aqui em baixo?

Diz lá tu...

Pois é, é um farol.

Estás a ver? é uma espécie de torre encarnada, muito alta, com janelas de vidro lá em cima e com uma luz azul que anda à volta.

Serve para quê? Lembras-te?

Serve para os barcos, de noite, quando está escuro no mar, verem esta grande luz, que se vê de longe, e assim sabem onde é que está a terra, para não se enganarem no seu caminho no mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário